Copyright © 2013. Bordados Etc e Tal. Todos os direitos reservados.  Produzido por
“Roca” e “Bordados”, de Denise Mendonça
canções do CD Marias Brasilianas
A Arte do Fio - Instituto de Arte TEAR.
Rua Coronel Melo de Oliveira, 809
Vila  Pompéia - São Paulo
11 3875-0696 e 11 9 7216-7678
Deixe seu nome, telefone e e-mail para ficar sabendo das novidades em primeira mão!
 
Metodologia
                                                      
Fios da memória

Ponto a ponto, alinhavam-se lembranças e se recuperam histórias. Nos workshops e oficinas valemo-nos da experiência clínica fundamentada na teoria winnicottiana, utilizando o bordado como mediação.

Num uso criativo apropriado a contextos não psicoterapêuticos e visando à criação de um espaço transicional voltado para o trabalho grupal, pudemos, em diversos momentos, reafirmar nossa crença na compreensão do acontecer clínico como um encontro inter-humano potencialmente capaz de favorecer experiências mutativas.

A metodologia utilizada nesse trabalho é pautada nos conceitos norteadores dos projetos desenvolvidos na Ser e Fazer Oficinas Psicoterapêuticas de Criação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde defendi minha dissertação de mestrado (FERREIRA, J.C. Encontrando a Mulher: a psicanálise do self na abordagem de um singular plural, 2004, USP).

De acordo com estes postulados, por intermédio de várias dinâmicas, busca-se a criação de um espaço lúdico onde a imaginação flua sem amarras, clima propício ao resgate dos aspectos culturais, históricos e pessoais. A promoção de um ambiente acolhedor permite que, além do mero ensino, sejam assimilados outros importantes conhecimentos, tanto relativos à própria existência, como às formas de se relacionar com o outro.

Esta conduta favorece, no dizer de Benjamim (1936/1996), a instauração de um campo propício a um precioso compartilhamento de experiências.
 
(11) 3875.0696
(11) 97216.7678
Cursos e workshops em bordado contemporâneo
SOBRE MÃES
novo texto de
Jaci Ferreira
NOVIDADE:
desenhos exclusivos para bordar
!
Exposição AMO CAFÉ
Veja mais na página Exposições.
exposicao-amo-cafe
PSIQUE
Uma leitura psicanalítica sobre o exercício da criatividade.