Copyright © 2013. Bordados Etc e Tal. Todos os direitos reservados.  Produzido por
“Roca” e “Bordados”, de Denise Mendonça
canções do CD Marias Brasilianas
A Arte do Fio - Instituto de Arte TEAR.
Rua Coronel Melo de Oliveira, 809
Vila  Pompéia - São Paulo
11 3875-0696 e 11 9 7216-7678
Deixe seu nome, telefone e e-mail para ficar sabendo das novidades em primeira mão!
 
Alinhavos

No início de 2012 atendi ao convite da ORBE-SFX para coordenar e depurar o trabalho de bordadeiras de São Francisco Xavier nos bairros de Remédios e Santa Bárbara, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

A valorização da herança cultural da população local nas ações desenvolvidas pela ORBE foi o fio condutor coincidente com a metodologia utilizada nas oficinas que vimos realizando, nas quais  privilegiamos o resgate da história pessoal de cada participante.
Sob esta ótica os bordados podem ser compreendidos como narrativas, uma espécie de comunicação própria da comunidade da qual emanam. 


Bordados da Alma


Em decorrência, os projetos voltados à capacitação de populações carentes fundamentados nesta metodologia ultrapassam o objetivo restrito de gerar renda.  As oficinas de bordado, sob responsabilidade de uma psicóloga, constituem um diferencial significativo uma vez que a especificidade desta área é a consideração do sentido emocional das condutas humanas, daí decorrendo que o planejamento das aulas e das dinâmicas visa, além da capacitação, contribuir para desenvolvimento mais amplo das participantes. Nesse sentido, mantivemos em pauta a observação de Bleger, de que:

...Toda conduta refere-se sempre a outro. A relação com as coisas é sempre um derivado da relação com as pessoas, das relações interpessoais; os objetos são sempre mediadores que se carregam das qualidades das relações humanas... (1963/1989, p.80).

Nossos objetos mediadores foram os bordados que se construíram ponto a ponto, entremeados a histórias, lembranças, emoções e integração de sentidos. Mesclada a cores e texturas recobrou-se a importância dos laços familiares, do amor à terra e aos costumes, da preservação do ambiente onde vivemos, da relevância da participação de cada um para que, no futuro,  as próximas gerações habitem um mundo melhor.

Pouco a pouco, estabeleceu-se, sobretudo, a consciência de que as ações coletivas são fator preponderante para que uma real mudança possa ocorrer.
 
Projeto Capacitação
Projetos
Alamandas Bordadas

"Partimos de uma foto para atender o pedido da cliente: uma aluna querida que manifestou o desejo de registrar, de forma estilizada, as imagens da fazenda familiar. O outro desejo era o de que o bordado fosse fruto de um trabalho coletivo e tivesse, aqui também, as tonalidades do afeto e da amizade.


Vera Simonetti (www.facebook.com/vera.simonetti.7) e
eu tivemos o privilégio de sermos eleitas para realizá-lo. Vera iniciou o projeto e contribuiu com 25h de trabalho. Eu dei seguimento e bordei outro tanto. Agora Anne Olesen assumirá e irá finalizá-lo.

Esta é uma maneira de resgatar a antiga tradição de bordar a muitas mãos....."
(11) 3875.0696
(11) 97216.7678
Cursos e workshops em bordado contemporâneo
SOBRE MÃES
novo texto de
Jaci Ferreira
NOVIDADE:
desenhos exclusivos para bordar
!
Exposição AMO CAFÉ
Veja mais na página Exposições.
exposicao-amo-cafe
PSIQUE
Uma leitura psicanalítica sobre o exercício da criatividade.