Copyright © 2013. Bordados Etc e Tal. Todos os direitos reservados.  Produzido por
“Roca” e “Bordados”, de Denise Mendonça
canções do CD Marias Brasilianas
A Arte do Fio - Instituto de Arte TEAR.
Rua Coronel Melo de Oliveira, 809
Vila  Pompéia - São Paulo
11 3875-0696 e 11 9 7216-7678
Deixe seu nome, telefone e e-mail para ficar sabendo das novidades em primeira mão!
Livro reúne os encantos do bordado em
homenagem a brasileiras que fizeram história

Mulheres de outrora, bordados de agora é uma belíssima obra produzida a muitas mãos que se entregaram à fascinante aventura de homenagear a memória de quinze admiráveis brasileiras dos séculos 19 e 20.

Quatorze mulheres e um homem, dos grupos de bordado Ciranda Bordadeira, de São Paulo-SP, Roda de Bordado e Respigar, de Florianópolis-SC, apresentam, por meio da arte e das técnicas do bordado, a emblemática trajetória de mulheres que se destacaram nas artes, nas ciências, na cultura. Acima de tudo, elas se tornaram inesquecíveis por se reconhecerem no desejo de exercer, até o limite, a própria condição humana. Quebraram tradições, criticaram injustiças, propuseram mudanças, transformaram a realidade.

Deixaram marcas pelo seu caráter excepcional, corajoso, visionário, por terem tantas vezes observado o modo de se tecerem as horas, até que se tornassem referência para as atuais e futuras gerações.

O livro tem a organização de Olinda Evangelista, de Florianópolis, e Jaci Ferreira, de São Paulo.

Para Evangelista, que escolheu a compositora e cantora Dolores Duran como sua homenageada, “a obra é interessante porque junta passado e presente e condensa inúmeras histórias: as das mulheres bordadas, a das bordadeiras e do bordador, e a história que os leitores poderão construir ao lê-lo”.

Por sua vez, ao bordar a grande amada do cangaceiro Lampião, Ferreira destaca que, como bordadeira, “senti que cada ponto em minha Maria Bonita estabelecia uma cumplicidade e uma rica interlocução com os demais participantes, numa trama que se amplia, no momento em que o livro vem a público”.

A obra será distribuída em escolas públicas e possibilitará que alunos e professores tomem contato tanto com a história das mulheres bordadas quanto com a arte do bordado em sua dimensão contemporânea.
O blog Revista Continente, de
Recife, fez uma matéria bem bacana sobre o lançamento de nosso livro.
Clique e confira!
Imagens do Evento de Lançamento do livro
Este livro é o resultado de um processo coletivo que reuniu integrantes de três grupos de bordado de cidades distantes - Ciranda Bordadeira, de São Paulo-SP, Roda de Bordado e Respigar, de Florianópolis-SC movidos pelo desejo comum de expressar com linhas, agulhas e criatividade o universo da alma do mestre dos pincéis Militão dos Santos, representante da arte naif residente em Recife-PE, que tão bem representa o cenário afetivo e social de grande parte da população deste país.
Nosso desafio foi transpor para os tecidos a beleza e as cores vibrantes sempre presentes na obra do pintor que exprimem para Militão “o prazer e a felicidade da alma no momento da criação”. 

E é com alegria que compartilhamos com o público a concretização de um sonho partilhado entre muitos corações - alguns desconhecidos entre si - com o intuito de que mais pessoas conheçam o trabalho desse artista que tão bem representa a gente de nossa terra, apresentando-a em suas obras com toda a riqueza de sua diversidade, um universo inclusivo onde convivem em harmonia sem distinção de credo, raça ou cor, seres simples e complexamente, humanos.

Esperamos também que as crianças das escolas públicas para as quais este livro será disponibilizado por iniciativa da EDUEM sejam estimuladas ao exercício constante da criatividade e sintam-se encorajadas a sonhar muito alto, como as pipas nos céus de Militão.

JACI FERREIRA - SP
OLINDA EVANGELISTA - SC
ORGANIZADORAS
Edição ESGOTADA
Alinhavando tintas e linhas
Publicações
Bordando Arte

Nesse livro, a partir de datas comemorativas de cada mês do ano, cada artista do grupo Ciranda Bordadeira executou um desenho especialmente criado por Militão dos Santos, expressivo pintor naïf pernambucano.

Identificados com sua visão de mundo sensível e inspiradora, mais uma vez as integrantes do grupo tiveram o privilégio de trabalhar conjuntamente com este mestre dos pincéis.

São 12 bordados com temáticas incomuns visando à criação de um fórum de reflexão sobre os seus significados na atualidade.

Que os leitores possam entrever nossa intenção primeira quanto a salvaguardar a natureza, a essência das palavras, as nossas raízes culturais, os registros históricos, enfim - a memória. Tudo isso se evidencia, desejamos, no fio condutor que perpassa todos os textos.

Produção Editorial: Ateliê Bordados Etc. e tal
Organização: Jaci Ferreira
2014
(11) 3875.0696
(11) 97216.7678
Cursos e workshops em bordado contemporâneo
SOBRE MÃES
novo texto de
Jaci Ferreira
NOVIDADE:
desenhos exclusivos para bordar
!
Exposição AMO CAFÉ
Veja mais na página Exposições.
exposicao-amo-cafe
PSIQUE
Uma leitura psicanalítica sobre o exercício da criatividade.